Troffi com pesto de ervas e nozes

O trofie é um formato de massa que origina da região da Liguria, na Itália. O preparo é bem simples, tomando como base uma massa de ovos.

Para 450g de massa (suficiente para quatro pessoas)

300g de farinha italiana 00 (ou uma boa farinha tipo 1)

3 ovos médios

Uma pitada de sal

Para fazer a massa: prepare um monte em formato de “vulcão” com a farinha e quebre os ovos no poço no centro. Acrescente o sal e comece a incorporar os ovos e a farinha usando um garfo e as mãos, gradativamente unindo a farinha e os ovos. Se a mistura estiver muito úmida, acrescente um pouco mais de farinha, se muito seca um pouco mais de água. Muito cuidado e calma ao acrescentar mais ingredientes, para evitar que se perca o equilíbrio da massa. Com uma espátula junte toda a massa que ficou na área de trabalho.

Limpe as mãos e a superfície de trabalho (deixando-a levemente enfarinhada) antes de começar a sovar a massa. Trabalhe a massa como se fosse uma massa de pão, por 10 a 15 minutos até que ela fique macia e elástica. Se tiver muita massa grudando em suas mãos, passe um pouco de farinha nas mãos e continue sovando. Enrole a massa em papel filme e a deixe descansando por pelo menos 30 minutos. Com isso a massa dará uma secada, tornando-se mais maleável.

Para preparar o trofie basta enrolar a massa em fios de 3mm de diâmetro e corte em pedaços de 3-4 cm. Role estes pedaços na mão ou na área de trabalho até que estiquem um pouco mais e depois, segurando com uma mão em cada ponta, enrole-os em sentido diferente, criando uma espiral desigual 😊

Para o pesto de ervas e nozes:

150 g de nozes picadas

1/2 colher (sopa) orégano fresco

1/2 colher (sopa) sálvia picada

1/2 colher (sopa) alecrim

1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão

2 dentes de alho

10 g de sal grosso

6 colheres (sopa) de azeite

60 g de pecorino ralado na hora

Em um pilão triture as ervas, as nozes, alho e o sal até obter uma mistura cremosa. Adicione o azeite e 60 g do queijo e misture bem.

Aqueça o pesto levemente com um pouco da água do cozimento da massa para que ele fique mais liquido,  adicione a massa. Sirva em seguida com o restante do pecorino.

Deixe uma resposta