Łódź – um pedacinho da Polônia

Minha mudança para a Alemanha me deu uma amiga polonesa de presente. Consequentemente, a vontade de conhecer sua terrinha se tornou uma constante por aqui.  Até que no final de 2016 resolvemos dar um pulinho lá e conhecer a cidade dela: Łódź. Ela ficou super animada e um pouco tensa, pois sempre falava: Lili em Łódź  não tem nada para fazer. Pois bem, fomos assim mesmo, e claro fomos super surpreendidos.

A cidade é super legal, tem muita coisa para fazer sim, museus, restaurantes, bares e baladas. Aliás, polonês sabe se divertir, os bares são ótimos, pessoal gentil e preços pra lá de ótimos. Sobre os restaurantes, não posso falar muito pois quase não fui, comemos todos os dias na casa dela. Mas há muitas opções, lugares bem legais, que numa próxima visita tentarei conhecer.

A rua principal da cidade é a : Piotrkowska, com uma larga passarela, ela contempla várias lojas, cafés, bares e restaurantes. Um charme e passeio mandatório por lá.

Este prédio vermelho e amarelo é um dos edifícios de destaque da cidade:

Nesta mesma avenida há diversos becos, alguns com bares e restaurantes, outros com hotéis e casas. Vale a pena se perder neles.

Hospital todo coberto com pastilhas de espelho, muito lindo e super diferente.

É muito comum encontrar pinturas nos prédios, isto deixa a cidade com um ar muito moderno e descolado. O mix do antigo com o novo e moderno deixa a cidade muito interessante. Łódź é considerada a cidade mais hipster da Polônia.

Durante a revolução industrial Łódź abrigou grandes fábricas têxteis, era para lá que todos foram em busca de emprego. No século 20 a indústria saiu de Łódź, principalmente após as duas guerras mundiais, e a cidade passou do “boom” a viver uma contração.

Visitamos a White Factory , antiga fábrica têxtil que hoje é um grande museu.

Casa Museu de um dos grandes capitalistas de Łódź, que lá viveu e trabalhou no começo do século 20.

No passado a Manufaktura foi uma grande fábrica têxtil, hoje ela é um complexo de lazer gigantesco, com lojas, cinema, restaurantes, bares e até mesmo pista de patinação. Adoramos passear por lá. Muito lindo e agradável.

No segundo dia fomos tomar café da manhã em uma padaria perto do hotel: a Breadnia. Que delícia de lugar! Diversas opções e porções bem servidas e muito saborosas. O cardápio é todo em polonês, mas a garçonete traduziu para nós e foi sucesso. Fui de ovos mexidos com bacon e pães fresquinhos e B de croissant servido com geleia e mel. Tudo muito saboroso, o cheiro dos pães era muito bom. O café da manhã sai por pessoa cerca de 6 euros.

No segundo dia fomos conhecer o jardim botânico da cidade. Muitas espécies de plantas mantidas na estufa e também alguns peixes.

O parque na saída do jardim é muito lindo, atravesse ele e você sairá no antigo alojamento dos trabalhadores das fábricas de tecido.

Entrada da nova estação de trens da cidade. A estação é super moderna e vale a visita pela sua arquitetura e arredores. Faz parte de um plano da atual administração para voltar a fazer Łódź crescer.

E foram assim nossos dois dias em Łódź. A cidade é linda e te recebe muito bem. Voltaremos com certeza. Até breve!!

 

Deixe uma resposta