Gnocchi

Quem me acompanha no instagram sabe que volta e meia meu marido faz gnocchi, massa, pizzas e pães deliciosos. Hoje o post é dele, atendendo a pedidos ele escreveu a receita do gnocchi que é de longe o que mais gosto, levinho e muito saboroso. Abaixo segue a receita da massa, sobre o molho use um de sua preferência. Gosto muito com um belo molho vermelho e queijo, nada mais!

Espero que gostem e vamos torcer para ele compartilhar mais receitas por aqui!

Gnocchi deve ter a maciez e leveza de uma nuvem

800g de batatas farinhentas ( ex.: Asterix, Caesar, Mondial)

200g de  farinha 00 italiana (ou Tipo 1 de boa qualidade)

1 ovo médio (em torno de 50g)

Sal e pimenta, a gosto

60g queijo parmesão ralado (para quando pronto)

Pré aqueça o forno a 200°C. Fure as batatas algumas vezes com a faca, cuidando para não se ferir, coloque-as no forno por uma hora ou até ficarem macias. Corte-as e remova o miolo para fazer um miolo, descarte as cascas. O segredo é não utilizar liquidificador ou processador, que podem deixar a batata muito pegajosa estragando o efeito “leve como uma nuvem”, e usar apenas um espremedor manual. Misture a batata com a farinha e o ovo, fazendo uma leve sova com as mãos até que fique uma mistura homogênea. Pegue um pedaço da massa e, em uma superfície levemente enfarinhada, forme pequenos rolinhos de 2cm de diâmetro. Corte pedaços de 2cm com uma faca e então pressione os levemente contra um garfo, texturizando os gnocchi com uma ranhura, muito importante para coletar mais molho depois 😊. Coloque os gnocchi prontos sobre um pano limpo e enfarinhado (para que não grudem).

No meio tempo, coloque uma panela com bastante água com sal para ferver (o suficiente para que os gnocchi tenham espaço e em torno de 1 colher de sopa de  sal por 1l de água). Coloque os gnocchi na água fervente e aguarde até que eles comecem a flutuar (de 30s a 1min) que é o sinal de que estão prontos.

Misture-os com o molho e bom apetite!

 

 

 

 

Deixe uma resposta