Dois contratempos, um folhado e uma lasanha verde

Tem dias que não adianta, o trem dá errado mesmo, o arroz queima, o bolo sola, é assim com todo mundo, do menos ao mais experiente. Semana passada me aconteceu dois contratempos que me renderam bons pratos: um folhado de calabresa e uma lasanha de espinafre.

O Folhado

Estava determinada a fazer um feijão tropeiro no capricho. Coloquei o feijão para cozinhar e estava  cortando as linguiças e o bacon quando cortei o dedo junto. Um corte besta mas dolorido que sangrava muito, fui correr para acudir o corte e limpar a cena do crime e quando vejo meu feijão estava queimado e a panela toda preta, uma tragédia. Como estava com o dedo de curativo não ia limpar a panela, chamei o B, e lá foi ele abrir a embalagem da palha de aço para fazer o serviço, e veja bem, ele também cortou o dedo.  Depois de tanta tragédia desisti do feijão, acho que não era o dia dele. Mas o que fazer com as linguiças e bacon já cortados???

Tinha uma massa folhada pronta na geladeira (sempre bom deixar um rolinha de massa na reserva), então refoguei as linguiças e o bacon com bastante cebola e alho, coloquei uns pedacinhos de tomates, ervilhas frescas, azeitonas e pronto, tinha um recheio delícia. Abri a massa folhada, coloquei o recheio no meio, cobri com queijo ralado, fechei  e pincelei com azeite, foi ao forno até ficar dourada. Servi com uma saladinha, ficou show, mega rápido, descomplicado e com gostinho de vitória!!

DSC_0995

DSC_0996

A Lasanha

Quando foi na quinta inventei de fazer uma lasanha de espinafre, a ideia inicial era fazer um molho bechamel e adicionar o espinafre triturado, de forma que ele ficasse branco com pedacinhos verdes e bem cremoso.  Coloquei cerca de 3 xícaras (chá) de espinafre no liquidificador, junto com um fio de azeite e 1/2 (chá) xícara de nozes, queria apenas triturar, mas meu liquidificador fez o favor de parar de funcionar direito e, ficava travando. Coloquei 1/2 xícara de água para ajudar a bater, funcionou, mas agora tinha um suco verde e não mais um espinafre triturado.  Não queria jogar a mistura fora então fiz um molho verde, por mais estranho que parece ficou muito bom.

Derreti duas colheres (sopa) de manteiga e juntei duas colheres (sopa) de farinha de trigo, deixei no fogo até dourar. Adicionei o espinafre batido e 500ml de leite aos poucos, sempre mexendo com um fuê para não empelotar. Temperei com sal e pimenta e deixei no fogo baixo até engrossar.

Molho pronto, hora de montar a lasanha. Escolha uma massa de sua preferência e os queijos. Fiz três camadas de recheio, uma de queijo gouda, uma de emmental e outra de muçarela fresca.  Levei ao forno até que a massa estivesse cozida e o queijo todo derretido. Achei que ficou melhor do que a que iria fazer.

DSC_1012

DSC_1019

DSC_1020

DSC_1021

DSC_1024_lasanha

Espero que essa semana seja mais calma!!!

Até breve!!

🙂

2 thoughts on “Dois contratempos, um folhado e uma lasanha verde

Deixe uma resposta