Croque Monsieur

Mais uma receitinha francesa por aqui. Hoje vamos de croque monsieur, um sanduíche assado super bem recheado e cremoso que vale a refeição toda.

O preparo é simples mas o sabor fica bem sofisticado por conta do queijo gruyère do molho bechamel.

O croque monsieur é feito com pão branco (pão de forma), no entanto como estava com um brioche fresquinho em casa, resolvi testar e ficou bem bom também.

Para 4 porções iremos precisar de:

8 fatias de pão de forma

4 fatias de presunto

160 gramas de queijo gruyère ralado grosso

2 colheres (sopa) de mostarda dijon

Manteiga para dourar o pão

Para o molho:

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

500 ml de leite

sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e quando estiver derretida adicione a farinha, misture bem e deixe cozinhar por 1 minutinho, sempre mexendo. Adicione o leite aos poucos mexendo constantemente, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo até ficar cremoso. Reserve.

Passe manteiga em um dos lados do pão e doure na frigideira. No lado branco, passe uma fina camada de mostarda, coloque uma fatia do presunto, uma fina camada de molho e o queijo. Cubra com a outra fatia de pão, também com um pouco de mostarda do lado de dentro. O lado dourado do pão deve ficar do lado de fora.

Cubra com o molho bechamel e o restante do queijo.

Leve ao forno quente para derreter o queijo e gratinar.

Sirva em seguida bem quentinho e se quiser uma saladinha verde. Não tem erro, fica muito bom.

Caso não tenho o queijo gruyère em casa, use uma muçarela de boa qualidade, o sabor ficará mais suave, mas ainda assim bom.

Deixe uma resposta