Creta e suas belas praias

Semana passada fomos conhecer a ilha de Creta, a maior e mais populosa ilha da Grécia.  Foi em Creta que surgiu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do terceiro milênio antes de Cristo. É considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. A ilha é rica em história, belezas naturais e uma gastronomia fantástica. Irei contar por aqui como foi nossa experiência por lá, praias, restaurantes e passeios, começando pelas belas praias.

Chegamos pelo aeroporto de Heraklion, alugamos um carro e fomos nosso hotel em  Kalamaki, uma vilinha bem próxima a cidade de Chania. Ficamos hospedados no Elektra, hotel bem legal que achei pelo Booking, foi um bom custo benefício.

Alugar o carro foi a maneira mais fácil que encontramos de conhecer as praias, mas se alugar o carro lá esteja preparado para uma aventura, a galera lá dirige loucamente.

No primeiro dia visitamos Balos e Falassarma. Balos é considerada a praia mais linda da ilha e realmente é fabulosa. Suas águas turquesa e areia branquinha são um show. Para chegar é um pouco complicado, passa-se por  uma estrada de terra de 7 km berrando o penhasco e depois um caminho a pé de cerca de 20 minutos, mas a vista vale o esforço. Chegamos bem cedinho então a praia ainda estava bem vazia.  Lá não tem barracas, portanto é bom levar sua água e comidinhas!!

DSC_0048

De cara já fiquei chocada com a beleza desta praia!!

DSC_0051

DSC_0090

DSC_0086

Saímos de Balos por volta das 14h e fomos conhecer a famosa Falassarna, que fica bem próxima a Balos. O acesso é bem tranquilo, dá para chegar de carro. Como ainda era começo de junho as praias não estavam tão cheias, esta então estava um sossego. Nela tem alguns beach bares para quem gosta de um drink.  Olha o sossego!!

DSC_0113

No segundo dia acordamos cedo e fomos conhecer a  praia de Elafonissi, praia mega badalada por lá. Mar calmo, água translucida e morninha, muito bom para ficar horas boiando. A praia tem cadeiras, guarda-sóis, chuveiro e bares. Chegamos cedo, então ainda estava vazia, mas quando fomos embora já estava bem cheia, mas como ela é bem grande, estava tranquilo.

DSC_0164
DSC_0192

Entre a ilha de Creta e a Ilha de Elafonissi forma-se uma lagoa, que quando a maré esta baixa é possível caminhar por lá. Olha como fica raso a lagoa:


DSC_0211

Saímos de Elafoniossi e fomos conhecer a Aspri Limi,  praia mega deserta e muito pouco conhecida. Achamos ela no site que estávamos usando como referência: http://www.cretanbeaches.com/en/. Muito bom este site, ele dá todas as dicas e coordenadas para chegar nas praias. Chegamos lá e só tinha mais um outro casal, pensa a paz que era o lugar. Parece mais uma lagoa, água mega calma, limpinha.

DSC_0219

Dá pra dormir na boia de tamanho sossego.

DSC_0224

Fotinha da entrada da praia.

DSC_0226

No terceiro dia fomos conhecer a Stefanou, praia linda, pequena também e de águas bem claras. Para chegar lá pega se uma estrada de terra, depois estaciona-se o carro e termina de descer a pé. Achei a descida mega tensa e eu sou medrosa mesmo, estava de chinelo e começou a escorregar, voltei para trás. O B terminou de descer e foi lá dar um mergulho. Ele voltou encantado, de cima já é linda, embaixo certeza que é mara. Mas ficou para a próxima vez, quem sabe estarei mais corajosa. A praia estava  vazia pois era cedo, mas dizem que fica bem cheia, então é melhor ir mais cedo mesmo.

DSC_0267

Saímos de lá e fomos conhecer Maherida, praia meio que deserta também, frequentada por locais adeptos do nudismo. Isso mesmo, nudistas, então se não se sente confortável com isso melhor pular essa. Chegando lá havia uma família e um senhor perguntou de onde éramos. Ele ficou admirado de termos encontrado essa praia, pois realmente ela é pouco visitada por turistas.

Quase não tenho fotos dessa praia, mas olha que linda. Foi uma das minhas favoritas!!

DSC_0269

DSC_0271

Saímos de lá e voltando para o hotel passamos em Kalathas que fica bem próxima à Maherida. Praia mais movimentada, havia ducha, cadeiras, bar e até salva vidas (foi a primeira praia em que vi um).   Não foi minha favorita em termos de beleza, mas a água estava muito boa, quentinha e claro, limpinha e transparente como sempre é.

DSC_0279

Pode-se chegar nadando nesta pequena ilha ai no meio do mar.
DSC_0282

No quarto dia, fizemos o check-out no hotel e seguimos para Heraklion. Conhecemos  algumas praias no caminho. Tentamos parar na famosa Bali, mas estava entupida de gente então seguimos viagem e paramos em Spilies, praia de pedrinhas que tem um rocha que parece a entrada de uma caverna com uma sombra ótima para um cochilo. Adoro praia de pedrinhas!! Tinha algumas cadeiras, guarda-sóis e um bar. Era domingo e haviam alguns locais nas praias, e notei pela primeira vez algo interessante: eles bebem muito café gelado na praia. Isso mesmo, café!! Experimentei e é gostoso, bem cremoso.

DSC_0361

Olha ali a rocha:

DSC_0362

DSC_0373

Por último nossa praia de despedida foi a Fodele, praia extensa, bem movimentada. Há um grande hotel nela, haviam bares e restaurantes e toda uma estrutura. Embora eu goste mais das praias sem estrutura esta estava bem boa, limpinha, ambiente tranquilo e água deliciosa. A praia também era de pedrinhas. Gostei bem, foi uma boa despedida.

DSC_0388

DSC_0391

Infelizmente o tempo foi pouco, gostaria de ter ficado mais e ter ido ao Sul da ilha, as praias de lá parecem ainda mais belas, como se fosse possível. Creta realmente surpreendeu, a sua água transparente e belas paisagens fazem da ilha um verdadeiro paraíso, quero voltar com certeza! E para quem esta pensando em um destino de praias na Europa, com certeza este é um. Além de bela a ilha é mega barata, pessoal muito tranquilo e atencioso, vale demais a viagem!

Espero que tenha passado um pouquinho do que foi minha experiência e até a próxima!!

Links relacionados:

Heraklion, nossa última parada em Creta

Culinaria Creta e restaurantes em Chania

 

Deixe uma resposta