Conhecendo a Croácia – Ilha Hvar

Chegou o verão por aqui e adivinha o que a pessoa aqui queria: praia, claro. O plano inicial era ir até Ibiza pelo combo praia e balada, porém em cima da hora os preços não estavam amigos. Foi ai que surgiu a ideia de conhecer Split, uma das principais cidades da Costa da Dalmácia. A Dalmácia abrange territórios da Croácia, Bósnia e Montenegro na costa leste do Mar Adriático, possui inúmeras ilhas, sendo este um destino bastante procurado por aqui.

Tínhamos apenas 6 noites de folga, ou seja, deveríamos aproveitar ao máximo. O plano era passar duas noites na Ilha de Hvar, uma noite na Ilha de Korcula e três noites em Split, incluindo um bate e volta a Dubrovnik de carro.

Para chegar a Split  saindo de Stuttgart pegamos um voo da Germanwings de apenas uma horinha e para ir de Split para as ilhas usamos as balsas da Jadronilija, os preços são ótimos e possui saídas diárias.

A moeda local é a Kuna, 1 euro = 7 kunas, há caixas eletrônicos para saques em todo lugar.

As praias por lá não possuem areia e sim pedras, é recomendado usar um sapato próprio para não machucar os pés. Não usamos e sobrevivemos. Muito cuidado com os ouriços, tem demais.

A primeira parada foi Hvar, a maior ilha do mar Adriático, conhecida não só pela beleza mas também pelas baladas, há diversas opções de domingo a domingo.

Chegamos, deixamos as malas no hotel e fomos direto para a praia mais próxima que era a Momo Beach, uma pequena baía privada. Lá tem um Bar de Cocktails também chamado Momo Beach, que serve além de bebidas algumas opções de saladas, sanduíches e pizzas.

DSC_0693

Pedimos duas saladas, uma de atum e outra caprese, estavam Ok, nada demais comparado as demais experiências.

DSC_0692

DSC_0691

No final da tarde fomos conhecer o Hula Hula, um dos beach bares mais badalados da ilha. A partir das 17 h sempre rola um DJ, possui espreguiçadeiras e acesso ao mar, drinks deliciosos e muitas opções de comida. O lugar é realmente bem legal e ainda possui uma vista linda do pôr do sol.

DSC_0708

DSC_0718

DSC_0721

No final da noite saímos para conhecer a cidade e encontrar um lugar para jantar. Hvar é muito linda a noite, suas ruelas charmosas se enchem de gente em busca de diversão, há muitas opções de bares e restaurantes.

DSC_0723

DSC_0730

Escolhemos um restaurante de massas chamado Ex Rocco eu pedi o prato da casa, espaguete Ex Rocco, com anchovas, tomates, alcaparras, manjericão e muzarela de búfala. O B foi de talharim de salmão com abobrinha. Os pratos estavam deliciosos, atendimento rápido e muito gentil.

DSC_0735

DSC_0736

No segundo dia de Hvar, fechamos um passeio pelas cavernas (Blue Cave e Green Cave) e Ilha de Vis. Optamos por uma agência que nos cobrou 500 kunas (cerca de 68 euros), porém se você estiver em um grupo maior pode alugar um barco; há vários taxis boats que fazem o mesmo roteiro com preços menores.

A primeira parada foi na Blue Cave, não há como descrever a beleza, a água é absolutamente azul, linda, muito mesmo. A entrada é bem estreita e somente é feita por barcos menores, ou seja, é preciso trocar de barco para entrar, a passada é rápida, cerca de 10 minutos.

DSC_0776

DSC_0777

DSC_0780

A segunda parada foi a cidade de Komiza na Ilha de Vis, a principal atividade da cidade é a pesca. A cidade é muito charmosa  há diversos restaurantes pela orla, infelizmente a parada lá foi de apenas 30 minutos.

DSC_0790

DSC_0793

No caminho para a Green Cave, o barco parou para que pudêssemos nadar um pouco naquelas águas cristalinas. Chegando na Green Cave a entrada é maior e não precisou de trocar de barco. O nome da gruta se da pela coloração de suas paredes rochosas esverdeadas. No teto da gruta há um buraco por onde entra a luz, neste momento podemos sair do barco para nadar.

DSC_0806

DSC_0808

Finalizamos o passeio na Ilha de Palmizana. A praia estava bem cheia, mas ainda assim deu para aproveitar o sol e nadar um pouco. Almoçamos no Baccos, pedimos uma porção de peixe frito e um risoto de legumes. O serviço foi lento mas a comida estava a contento e a vista era maravilhosa.

DSC_0811

DSC_0812

Antes de irmos embora da ilha paramos no Langinini Lounge Club para uma cerveja. A vista por lá é maravilhosa, música boa e galera animada. Pena que já era hora de partir.

DSC_0813

Como era nossa última noite em Hvar queríamos pegar uma balada, a ideia era ir na Carpe Diem, eles possuem um bar bem animado na orla de Hvar e a balada mesmo rola na Carpe Diem Beach, para chegar lá só de barco, mas os barcos saem da porta do Bar em Hvar. Neste dia teve uma festa durante toda a tarde no bar, então ele não abriu a noite. Funcionou apenas a balada, ou seja, acabamos amarelando.

Fomos então no Kiva, um bar pequeno numa ruela charmosa, estava enchendo do pessoal que saia da festa da Carpe Diem. Pegamos um drink e ficamos do lado de fora do bar. A música é boa e os preços são ok. Infelizmente como a intenção era balada, saímos sem a câmera, só tem fotinha ruim do celular.

Finalizamos a noite no BB Club, um restaurante especializado em camarões. O lugar é uma graça, de frente para a orla e a música é muito boa. Pedi um camarão assado no vinho, com um molho de manteiga de ervas absolutamente divino, acompanhava um pão de alho. O B pediu uma pizza mexicana, muito boa também, mas não chegava nem perto do meu camarão. E a vontade de estar com a máquina para uma fotinha decente… 🙁

20150706_221434

No dia seguinte pegamos a balsa para a Ilha de Korcula. Contarei tudo no próximo post.

Espero que tenham gostado, Hvar é encantadora, vale muito a visita!!!

Posts Relacionados:

Um dia em Korcula

Split

2 thoughts on “Conhecendo a Croácia – Ilha Hvar

Deixe uma resposta