Bolo de coco da vovó

Sempre que dá reviro o caderninho de receita de minha avó em busca de um bolo com sabor de infância, esses dias postei aqui o bolo de cenoura, delícia, já fizeram? Daí semana passada resolvi fazer o de coco, que por sinal é um que minha mãe fazia quando eramos pequenos. Só que no caso ela usava o coco fresco e tinha toda aquela saga de quebrar o coco e ralar. Aqui eu fiz com ele seco mesmo, ficou muito bom, mas claro que com o fresco vai ficar muito melhor.

Iremos precisar de:

1 xícara (chá) de manteiga de leite em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de amido de milho

2 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente

3 ovos também em temperatura ambiente, separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve.

1 xícara (chá) de coco ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Antes de começar a bater já unte e enfarinhe a assadeira, usei aqui uma retangular de 30 cm de comprimento. E coloque o forno para aquecer a 180 graus.

Bata a manteiga com o açúcar até formar uma creme, junte as gemas e bata bem. Essa mistura deve ficar bem fofa.

DSC_0001

Adicione aos poucos o leite e a farinha e amido de milho, bata a cada adição. A massa deve ficar bem homogênea.  Adicione o coco, o fermento e uma pitada de sal. Misture bem. Por último adicione as claras em neve, misturando delicadamente para não perder o ar. A massa irá ficar bem fofa e levinha, linda!

DSC_0009

Leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até a massa ficar seca e ao espetar um palito este sair limpo. Com o bolo ainda quente, fure com um garfo e molhe com leite condensado. Eu não gosto de nada muito doce e melado então usei apenas 1/4 da latinha. Se quiser coloque mais. Por fim polvilhe coco ralado e pronto, pode servir. Eu gosto é dele quente mesmo com café!! Fica bem fofinha, uma delícia.

DSC_0012

Espero que gostem,m depois me contem o que acharam!

Até a próxima!!

🙂

Deixe uma resposta